Arquivo pessoal.
Para a construção destas paisagens os alunos irão utilizar basicamente, a ferramenta Polígono. No entanto, é necessário mostrar aos alunos como deve-se alterar as cores das figuras e o estilo.
O resultado desta brincadeira foram desenhos criativos.
Abaixo temos o Plano de aula desenvolvido para esta atividade:
Plano
de aula: geometria encontrada no nosso dia a dia e o Geogebra
Objetivos
Sondar
e resgatar os conhecimentos prévios dos alunos na geometria;
Compreender
e perceber as formas geométricas planas e espaciais;
Reconhecer
e descrever objetos do mundo físico utilizando termos geométricos;
Reconhecer
no ambiente escolar e na cidade a geometria espacial;
Identificar
as formas geométricas planas e espaciais no ambiente escolar.
Conteúdos
Retas,
semirretas, segmentos de retas, ângulos, figuras espaciais, polígonos e corpos
redondos.
Desenvolvimento:
montar
o webquest com as etapa
1)Assistir com os alunos o
filme: “Donald no País da Matemática” (28min.), encontrado em https://www.youtube.com/watch?v=wbftu093Yqk, e também no blog da
Janaína.
Podemos observar que a
matemática está muito mais perto e presente na nossa vida do que pensávamos!
Para comprovar esse fato,
vamos desenvolver algumas atividades:
2) Atividade do objeto de aprendizagem do Rived, A
Geometria da Cidade (15min), encontrada em: http://rived.mec.gov.br/modulos/matematica/geometria/atividade1.htm
3)Solicitar que os grupos se organizem de forma que
o líder fique com a máquina fotográfica e façam o registro de três fotos do espaço
físico da escola para que possam
identificar os elementos geométricos encontrados nessas fotos, (e tragam
para a professora laboratorista, a qual criará uma pasta na área de trabalho de
todos os micros do laboratório de informática com as fotos registradas pelos
alunos).
4)Com o Geogebra vamos marcar nas fotos as figuras
visualizadas pelos alunos, com o auxilio da professora.(retas, semirretas,
segmentos de retas, polígonos, corpos redondos), por exemplo:
5)Recordar com os alunos a
construção de polígonos, utilizando
o Geogebra.
6)Construção de paisagens, objetos, formados por
polígonos utilizando o Geogebra. (casas,
campo de futebol).
Resultado obtido:
O avião- arquivo pessoal
Come - Come: Arquivo pessoal
Jardim: Arquivo pessoal
O sol e o mar: Arquivo pessoal
A Pirâmide: arquivo pessoal
A locomotiva: Arquivo pessoal
O estádio: arquivo pessoal
Em um segundo momento os alunos poderão utilizar estas paisagens para medir lados dos polígonos, identificar as formas.
O Pássaro: arquivo pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário