segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Construção de Paisagens

Esta aula foi dividida em dois momentos. No primeiro, os alunos ficaram livres para “mexer” no Geogebra e construir polígonos quaisquer, tendo um contato inicial com as figuras geométricas no Geogebra como mostra na figura.
 Arquivo pessoal.

Para a construção destas paisagens os alunos irão utilizar basicamente, a ferramenta Polígono. No entanto, é necessário mostrar aos alunos como deve-se alterar as cores das figuras e o estilo.



O resultado desta brincadeira foram desenhos criativos.

Abaixo temos o Plano de aula desenvolvido para esta atividade:

Plano de aula: geometria encontrada no nosso dia a dia e o Geogebra   
Objetivos
Sondar e resgatar os conhecimentos prévios dos alunos na geometria;
Compreender e perceber as formas geométricas planas e espaciais;
Reconhecer e descrever objetos do mundo físico utilizando termos geométricos;
Reconhecer no ambiente escolar e na cidade a geometria espacial;
Identificar as formas geométricas planas e espaciais no ambiente escolar.
Conteúdos
Retas, semirretas, segmentos de retas, ângulos, figuras espaciais, polígonos e corpos redondos.
Desenvolvimento: montar o webquest com as etapa
1)Assistir com os alunos o filme: “Donald no País da Matemática” (28min.), encontrado em https://www.youtube.com/watch?v=wbftu093Yqk, e também no blog da Janaína.
Podemos observar que a matemática está muito mais perto e presente na nossa vida do que pensávamos!
Para comprovar esse fato, vamos desenvolver algumas atividades:
2) Atividade do objeto de aprendizagem do Rived, A Geometria da Cidade (15min), encontrada em: http://rived.mec.gov.br/modulos/matematica/geometria/atividade1.htm 
3)Solicitar que os grupos se organizem de forma que o líder fique com a máquina fotográfica e façam o registro de três fotos do espaço físico da escola para que possam  identificar os elementos geométricos encontrados nessas fotos, (e tragam para a professora laboratorista, a qual criará uma pasta na área de trabalho de todos os micros do laboratório de informática com as fotos registradas pelos alunos).
4)Com o Geogebra vamos marcar nas fotos as figuras visualizadas pelos alunos, com o auxilio             da professora.(retas, semirretas, segmentos de retas, polígonos, corpos redondos), por exemplo:
 5)Recordar com os alunos a construção de polígonos, utilizando o Geogebra.
6)Construção de paisagens, objetos, formados por polígonos  utilizando o Geogebra. (casas, campo de futebol).

                         Resultado obtido:





 O avião- arquivo pessoal

 Come - Come: Arquivo pessoal
 Jardim: Arquivo pessoal
 O sol e o mar: Arquivo pessoal
 A Pirâmide: arquivo pessoal
 A locomotiva: Arquivo pessoal
O estádio: arquivo pessoal



Em um segundo momento os alunos poderão utilizar estas paisagens para medir lados dos polígonos, identificar as formas.



O Pássaro: arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário